Municipio de Lousada

O concelho de Lousada, integrado na região do Vale de Sousa, é bastante industrializado, com destaque para a indústria de confecções de vestuário, apesar de ainda manter um cariz agrícola, sobretudo no domínio nos vinhos verdes e lacticínios, com empresas agro-industriais bastante desenvolvidas.

Com uma população a rondar os 45 mil habitantes, na sua maioria jovens, distribuídos por 25 freguesias e cerca de 95km2, Lousada dista 35 km do Porto, a cujo distrito pertence, confinando com os concelhos de Penafiel, Paredes, Paços de Ferreira, Santo Tirso, Vizela, Felgueiras e Amarante.

Reúne atractivos para uma estada agradável: as estações arqueológicas, igrejas e solares majestosos, pelourinho, pontes, aqueduto e a Torre dos Mouros constituem património histórico de um Município onde as belezas naturais se afirmam por excelência, como comprova

O artesanato tem nos bordados uma importante expressão, mas a tecelagem, especialmente em linho, a piroctecnia, cestaria, tamancaria e latoaria encontram-se igualmente em actividade, numa terra onde o incomparável vinho verde e a saborosa gastronomia, nomeadamente o cabrito assado com arroz de forno, o basulaque, o pão-de-ló e os beijinhos de amor, merecem também especial relevância.
O maior andor do País, transportado na festa da Senhora da Aparecida por cerca 70 homens, constitui uma importante atracção turística, mas as romarias prolongam-se durante todo o ano, com folclore, bandas de música, grupos de bombos, gigantones, fogo-de-artifício e "vacas-de-fogo".

A singular hospitalidade do povo completa o conjunto de razões para uma visita a Lousada - terra onde as condições de bem estar têm sido valorizadas.
Se as piscinas, o auditório e a biblioteca municipais oferecem propostas de interesse, é indesmentível uma melhoria de qualidade das condições hoteleiras e de alojamento, com o turismo no espaço rural a apresentar excelentes exemplos.

As acessibilidades têm vindo a ser ampliadas, Lousada, no âmbito da Região do Vale de Sousa, reúne condições para potenciar a sua oferta turística.
Rotas do Românico, do Vinho Verde e do Gourmet, roteiros culturais e programas de animação cultural e desportiva durante o ano surgem como propostas, com destaque para o novo Complexo Desportivo e o Eurocircuito, que confirmam que viver em Lousada significa, cada vez mais, qualidade e prazer.

http://www.cm-lousada.pt/VSD/Lousada/vPT/Publica/